Os principais tipos de iluminação são: de aclaramento e de balizamento.

Os sistemas de iluminação de emergência são fundamentais para clarear e sinalizar as áreas escuras que são usadas para passagem, possibilitando a evacuação de locais onde existe algum tipo de risco e evitando possíveis acidentes. Além disso, esse sistema permite a visualização das áreas evacuadas para localização e retirada dos feridos, facilitando a ação dos bombeiros.

A luz de emergência pode ser implementada dentro de casas, edificações, empresas, indústrias, construções e ambientes maiores que contenham um número significativo de pessoas. Segundo as normas do Corpo de Bombeiros, o uso desse sistema se torna obrigatório em locais como condomínios residenciais ou comerciais, além de escadas de serviço, saídas de emergência, elevadores, teatros, cinemas, escolas, hotéis, shoppings, entre outros lugares públicos.

Para que o projeto atenda à norma ABNT NBR 10.898:2030, ele precisa conter dois tipos principais de iluminação: a de aclaramento e a de balizamento. Veja abaixo as funções de cada uma delas:

Tipos de iluminação de emergência

Iluminação de aclaramento

Este tipo de iluminação tem a função de iluminar o caminho para que as pessoas encontrem a saída mais próxima. A iluminação de aclaramento é obrigatória em locais de circulação vertical ou horizontal e com saídas para o exterior do ambiente.

Devem estar sinalizadas todas as mudanças de direção, obstáculos, saídas e escadas, sendo que em áreas de risco é muito importante que o local contenha uma iluminação que chame a atenção das pessoas com um pisca-pisca ou equipamento parecido, identificando as saídas.

Iluminação de balizamento

Item obrigatório dentro de edificações, este tipo de iluminação tem a função principal de garantir rotas de fuga, especialmente em momentos de emergência. Esse sistema não consegue clarear todos os locais em que está instalado, mas é importante como canal de comunicação não-verbal, ajudando as pessoas a deixarem o local em segurança. Além disso, uma iluminação de balizamento deve ser distribuída de forma estratégica pelas escadas de emergência.

Fonte: tuiuti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *