Por que investir em segurança do trabalho?

O que é Segurança do Trabalho?

Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

 

Porque minha empresa precisa investir em segurança do trabalho?

Ao investir em segurança do trabalho, uma empresa, além de cumprir a legislação trabalhista executando os programas de segurança exigidos por lei, estimula em seus colaboradores o “espírito prevencionista”, ou seja, desenvolve em seus funcionários um estado de autoproteção espontânea e permanente, zelando e respeitando as normas de segurança. Por outro lado, o investimento em segurança do trabalho, resulta para a empresa o aumento da produtividade, a melhoria na qualidade de seus produtos e serviços, a redução de custos devido a afastamentos e indenizações por doença ou acidentes de trabalho e beneficia as relações humanas no trabalho. O investimento em prevenção e em regularização da segurança na empresa, evita futuras complicações legais.

O que é acidente de trabalho?

Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Equiparam-se aos acidentes de trabalho:

  • O acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa.
  • Fora do local de trabalho.
  • O acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa.
  • O acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa.
  • Doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho.
  • Doença do trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho.

O acidente de trabalho deve-se principalmente a duas causas:

Ato inseguro: É o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança. São exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas e dirigir a altas velocidades.

Condição Insegura: É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. São exemplos de condições inseguras: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, andaime de obras de construção civil feitos com materiais inadequados.

Eliminando-se as condições inseguras e os atos inseguros é possível reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais. Esse é o papel da Segurança do Trabalho.

 

Conseqüências de um acidente de trabalho:

  • Para o empregado as perdas podem ser a Invalidez permanente ou temporária, perda financeira, auto-estima, qualidade de vida, privações e ate a morte.
  • Para o empregador as perdas podem ser financeiras, aumento de despesas, queda de produção, paralisação, atrasos, perda de material, de tempo, etc.
  • Para o Governo as perdas podem ser despesas com o acidentado, menos um contribuinte, insatisfação das empresas.
  • Para o meio ambiente as perdas podem ser a contaminação, desequilíbrio, mortandade, redução de recursos, etc.
  • Para a sociedade as perdas com aumentos de impostos e com o número crescente de inválidos e dependentes da Previdência Social.

Enfim, todo o conjunto de efeitos negativos dos acidentes do trabalho, afeta o país como um todo.

Responsabilidade civil, criminal e trabalhista:

Como minimizar os custos com a Segurança do Trabalho?

A empresa que investe na segurança, evita os acidentes de trabalho e doenças profissionais e com eles os gastos com dias parados, perda de materiais, perda de equipamentos, perda de mão-de-obra, o remanejamento de funções para suprir vagas de acidentados, processos judiciais, custos com indenizações, entre outros. O custo de um acidente pode trazer diversos prejuízos à empresa. Desta forma, investir na segurança é sinônimo de lucros e satisfação dos colaboradores, que se sentindo valorizados em seus trabalhos, passam a produzir de forma mais segura e eficiente.


 E-mail: contato@qualitysafetyassessoria.com.br

 Whatsapp: 12 99744-0952 | 12 99778-0387

Endereço: Avenida Professora Luíza Chagas, 420 – Cecap – Lorena –  SP – CEP: 12.610-330