
Quando o assunto é segurança do trabalho, sabemos que a utilização dos EPIs é parte fundamental para assegurar a proteção dos trabalhadores contra os riscos existentes. Na área da saúde, encontramos diversas ameaças, capazes de prejudicar o bem estar e a saúde dos colaboradores. Por isso, identificar os equipamentos de proteção adequados para realizar as tarefas na jornada de trabalho é essencial para prevenir as doenças ocupacionais.
A NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde estabelece as medidas de segurança que devem ser aplicadas em todos os ambientes destinados à serviços da saúde para minimizar, controlar ou eliminar os riscos ambientais. O uso dos EPIs faz parte dessas medidas de proteção, sendo obrigatório o fornecimento dos equipamentos necessários para todos os colaboradores, conforme diz a NR 6.
Quais os riscos existentes nos serviços de saúde?
Os agentes ambientais são os grandes causadores das doenças ocupacionais. Por isso, combater essas ameaças é de extrema importância para proporcionar um local de trabalho mais seguro e protegido. Assim, o trabalhador terá a tranquilidade de exercer as suas atividades profissionais com qualidade, proteção e prevenção.
Os principais riscos existentes são:
- Risco Biológico
- Riscos Químicos
- Radiações Ionizantes
- Resíduos
- Condições de Conforto por Ocasião das Refeições
- Lavanderias
- Limpeza e Conservação
- Manutenção de Máquinas e Equipamentos
Os EPIs para serviços de saúde
Os EPIs e EPCs devem ser implantados em todos os ambientes que não é possível eliminar o risco. Portanto, é dever do empregado utilizar o equipamento. Assim como, é dever do empregador fornecer o EPI adequado, dar o treinamento e apresentar todas as informações necessárias para que o trabalhador esteja ciente das zonas de riscos e como utilizar corretamente o Equipamento de Proteção Individual.
Vamos listar alguns dos principais EPIs para os serviços em saúde. Lembrando que para fazer a escolha, devemos consultar o profissional da segurança do trabalho para que ele estabeleça os equipamentos ideais para garantir a proteção do trabalhador em cada tipo de ambiente.
- Avental descartável
- Toucas
- Luvas de segurança
- Máscaras respiratórias
- Óculos de segurança
- Sapato de segurança
Cumprir as normas de segurança é o dever de todos, por isso, a implantação das medidas de proteção irão proporcionar mais qualidade de vida para os colaboradores, prevenindo acidentes de trabalho e doenças ocupacionais ao longo do tempo. Tenha a consciência da importância dos profissionais da segurança do trabalho aliados a utilização dos EPIs adequados!
Fonte: promatelepi