
Podem ser definidas como as possíveis causas dos riscos psicossociais: tarefas repetitivas, modificação no ritmo das tarefas diárias, falta de organização, entre outros.
Os riscos psicossociais podem ser definidos como a presença de condições de trabalho que influenciam a saúde mental dos profissionais, podendo causar danos psicológicos, sociais ou físicos. Em geral, este tipo de risco está relacionado às tensões da vida diária, pressão no ambiente de trabalho e diversos outros fatores adversos.
Diferentemente dos outros tipos de risco ocupacional, que são geralmente são facilmente identificáveis, os riscos psicossociais podem passar despercebidos e ser ignorados tanto pelos profissionais como pelas empresas. Para evitar que eles causem problemas, portanto, é essencial ficar atento à presença de riscos ocupacionais por meio de sinais como:
- Desmotivação;
- Estresse excessivo;
- Queda da produtividade;
- Cansaço;
- Depressão;
- Dificuldade de concentração.
Esses problemas associados à presença de riscos psicossociais podem afetar a qualidade de vida do trabalhador, refletindo negativamente em seu relacionamento familiar, vida social e rendimento profissional. Além disso, eles podem afetar a autoestima e a motivação do colaborador, fazendo com que ele desenvolva doenças psicológicas.
3 principais causas dos riscos psicossociais
De modo geral, as diversas causas associadas aos riscos psicossociais podem ser divididas em três principais grupos:
- Atividades diárias no trabalho: tarefas repetitivas, alto grau de responsabilidade, volume intenso de tarefas, ritmo acelerado de trabalho, prazos curtos, pressão, tarefas que demandam muita atenção e concentração;
- Organização do tempo de trabalho: mudanças de turno, horas extras frequentes, trabalho noturno, modificação no ritmo das tarefas diárias, falta de pausas e descanso e aumento na carga horária;
- Estrutura da organização: conflitos internos, falta de organização, má qualidade nas relações interpessoais entre os funcionários, excesso de competitividade, mudanças repentinas, falta de perspectiva e crescimento, falta de comunicação entre os setores, e falta de reconhecimento.
Como prevenir os riscos psicossociais
Para prevenir os riscos psicossociais dentro da empresa, é essencial que todos os colaboradores tenham um envolvimento ativo e dinâmico. Além disso, é imprescindível que o empregador implemente medidas de conscientização sobre satisfação, motivação, estresse e relações interpessoais, de modo a tornar o clima e a cultura organizacional mais positivos, proporcionando melhor qualidade de vida aos profissionais.