Existem algumas regras básicas presentes da NR 35 para segurança no trabalho com escada, tais como: verificar o estado do equipamento, posicionar corretamente, ter atenção ao apoio, sinalizar, utilizar apenas para as finalidades correta e usar os EPIs.

O trabalho em altura com escada é uma atividade que oferece risco de queda e, por isso, exige a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o cumprimento de regras de segurança específicas.

Norma Regulamentadora 35, em vigor desde 2013, é responsável por estabelecer os requisitos mínimos para a realização de trabalho em altura, o que inclui não apenas o uso de escadas, mas também as atividades realizadas em andaimes, plataformas ou trabalhos de profundidade — como poços e escavações.

Regras da NR 35 para segurança no trabalho com escadas

Verifique o estado do equipamento

Antes de utilizar a escada, sempre verifique o estado do equipamento de modo a avaliar sua estabilidade, trincas, ferragens, parafusos, partes danificadas e a segurança de todos os degraus. Se a escada não estiver em bom estado, ela não deve ser utilizada. Em vez disso, é recomendado levar o equipamento para reforma ou, se necessário, substituir o dispositivo por um novo.

Posicione corretamente

Se o comprimento da escada é de até seis metros, a distância do pé à parede de apoio deve corresponder a no máximo 25% do tamanho da escada. Com uma escada de três metros de comprimento, o afastamento da parede de apoio é de 75 cm (3 x 0,25).

Acima de 6 até 10 metros de comprimento, o distanciamento é de até 20%. Escadas com mais de 10 metros devem ficar a uma distância de até 16%, ou seja, se a escada tem 10 metros, o afastamento será de 1,6 metro. Quando usada como meio de acesso a outro patamar, o comprimento da escada deve ter um metro a mais em relação à altura do nível de acesso, exceto se houver outro dispositivo de segurança que garanta o apoio adequado à escada e à pessoa que utilizará o equipamento.

Atenção ao apoio

O pavimento e a base de apoio e fixação da escada devem ser sólidos e estáveis para evitar o escorregamento. Nunca use blocos, tijolos ou outra estrutura para ampliar a altura da escada. Em vez disso, sempre planeje o serviço com antecedência para utilizar uma escada de tamanho adequado.

Sinalize

Coloque um rótulo na escada informando o comprimento e em quais atividades podem ser utilizadas. Acrescente um alerta sobre a importância da inspeção antes de usar o equipamento.

Utilize para as finalidades corretas

Uma escada não pode ser utilizada como prumo de andaimes ou meio para a locação de materiais, equipamentos e pessoas. Nunca utilize a escada para improvisar uma solução devido à falta de algum equipamento ou estrutura.

Use EPIs

Quem faz trabalho em altura com escada deve usar equipamentos de segurança como cinto de segurança, capacete de proteção e calçado de segurança com sola de até dois centímetros. A área deve ser sinalizada com cones de advertência para impedir a circulação de pessoas no local de trabalho.

Fonte: tuiuti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *