A Quality Safety Assessoria em Segurança do Trabalho, trás mais um serviço de qualidade para sua empresa, consultoria e assessoria em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia.

Atuamos com profissionais qualificados para a implantação de programas de qualidade de vida no trabalho que visam reduzir acidentes, afastamentos e rotatividade dos colaboradores.

O resultado dessas ações são, o aumento de conforto e a redução dos índices de doenças ocupacionais.

Conheça nossos Serviços:

Análise Ergonômica
do Trabalho

Segundo a Legislação Brasileira, cabe ao empregador realizar a Análise Ergonômica do Trabalho – AET – que segue a determinações contidas no Manual de Aplicação da NR 17, editado pelo Ministério do Trabalho, e contempla os seguintes itens:

  • • Estabelecimento de parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente;
  • Levantamento, transporte e descarga de materiais;
  • Mobiliário adequado aos postos de trabalho;
  • Equipamentos adequados aos postos de trabalho;
  • Condições ambientais;
  • Organização do trabalho.

Para realização da AET são utilizados conhecimentos técnicos das linhas Francesa e Americana, ferramentas biomecânicas e outras técnicas que se fizerem necessárias para garantir boa qualidade do trabalho.

A implantação da Análise Ergonômica é um importante instrumento da empresa na prevenção de acidentes, bem como em processos jurídicos, caso necessário.

Como benefícios da implantação de um projeto de Análise Ergonômica, são considerados a redução de acidentes, absenteísmo, custos jurídicos, rotatividade, taxa de retrabalho e refugo, além da possibilidade de aumento da produtividade e qualidade de processos e produtos.

 

Gestão da Ergonomia

A Gestão Ergonômica consiste em auxiliar a empresa na implantação das recomendações e/ou modificações sugeridas na Análise Ergonômica do Trabalho (AET). É realizado um acompanhamento e auxílio na implantação de melhorias, de acordo com o cronograma do plano de ação.

A Gestão pode ser considerada uma importante etapa para que as recomendações da Análise/Laudo sejam colocadas em prática de forma eficiente e correta.

 

Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral (GL) é um excelente programa de qualidade de vida dos trabalhadores; quando implantada pela empresa, auxilia na prevenção dos Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho.

A GL pode ser definida como um conjunto de atividades físicas destinadas aos trabalhadores, cujo objetivo é a manutenção da saúde e o melhor desempenho profissional.

O programa é acompanhando por um fisioterapeuta que enfatiza o alongamento, fortalecimento e o conforto das estruturas musculares envolvidas nas tarefas ocupacionais. A Ginástica Laboral, após a realização de estudo do perfil populacional da empresa e das atividades desempenhadas pelos trabalhadores, é personalizada para cada empresa.

Palestras

As Palestras são desenvolvidas de acordo com a demanda da empresa. Podem ser realizadas em SIPATs, Semana da Saúde e em outros eventos.

Sugestões de temas a serem abordados: Ergonomia, postura, qualidade de vida, saúde, stress, educação financeira, prevenção de acidentes, entre outros.

Treinamentos

O treinamento compreende a orientação e a conscientização dos trabalhadores para atender à Norma Regulamentadora – NR 17: relacionada ao conforto, segurança e eficiência no trabalho.

Tipos de Treinamento:

  • Levantamento, transporte e descarga de materiais;
  • Treinamento de acordo com o anexo I da NR 17 que leva em consideração o trabalho dos operadores de checkout;
  • • Treinamento de acordo com o anexo II da NR 17 que leva em consideração o trabalho dos operadores de Teleatendimento/Telemarketing.

O Treinamento é ministrado por Ergonomista e Fisioterapeuta do trabalho e constituído de teoria e prática de acordo com o objetivo da empresa.

Perícias Trabalhistas

Através dos princípios técnicos relacionados à biomecânica, capacidade funcional e ergonomia, as perícias trabalhistas têm como objetivo, na esfera trabalhista, auxiliar a empresa ou o trabalhador nos seguintes aspectos:

  • – Correlacionar a doença com a função laboral exercida.
  • – Atuar na assistência técnica junto ao advogado da parte.
  • – Formar quesitos.
  • – Avaliar a capacidade funcional do trabalhador.

 

          

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *