Evitar acidentes é o principal objetivo da segurança no trabalho! Os profissionais que são responsáveis pelo planejamento da segurança precisam estudar e adotar um conjunto de medidas para eliminar acidentes, doenças e também proteger as condições e o ambiente de trabalho. Entretanto, todos nós gostamos de nos sentir seguros, não importa onde seja, não é mesmo? O interessante é que muitas técnicas que aprendidas exercendo a sua profissão podem e devem ser utilizadas por você mesmo em tarefas do dia a dia e repassadas aos seus amigos e familiares.

O princípio da segurança está na atenção e no cuidado em todos os detalhes. Esse é o fator primordial que deve ser levado em consideração ao realizar qualquer atividade cotidiana, como caminhar pela rua, cuidar de crianças ou dirigir. As dicas de segurança abaixo foram elaboradas com base em tarefas comuns que mais provocam acidentes por descuido e falta de orientação. Confira e previna-se de acidentes!

1) Ao dirigir

Dirigir é uma tarefa que exige atenção, paciência e moderação, pois sem esses atributos você coloca facilmente em risco a sua vida e a de outras pessoas – além do patrimônio e bens que podem estar envolvidos no acidente. O seu veículo, assim como os equipamentos e máquinas de trabalho, devem passar por revisões mecânicas e inspeções regularmente e você não deve se esquecer do “EPI”: use o cinto de segurança.

2) Na limpeza

Limpar a casa envolve questões que necessitam ser repensadas: muitos acidentes domésticos ocorrem por erros banais devido à falta de informação. Ao limpar o seu lar, primeiro planeje-se! Confira quais produtos irá utilizar e evite misturá-los. Essa prática é muito perigosa, pois algumas combinações podem causar intoxicações e desmaios; ao lavar o seu piso, use calçados de borracha para não escorregar e, além disso, procure não carregar peso em excesso para evitar problemas na coluna ou a queda do peso sobre você.

3) Em exercícios ao ar livre

Antes de começar a praticar exercícios ao ar livre faça uma vistoria no local. Veja se não há buracos, irregularidades no piso, galhos de árvores soltos ou qualquer outro problema que possa causar quedas e lesões. Hidrate-se, não se exponha excessivamente ao sol e use o “EPI”: protetor solar!

4) Em reparos domésticos

Se você sentir a necessidade de fazer pequenos reparos na sua casa, como pintar paredes, pregar algo ou trocar uma lâmpada, primeiro certifique-se da altura do local, do que precisará usar, se terá as mãos livres, enfim, tudo deve ser analisado anteriormente. Algumas atividades poderão exigir escada, capacete, óculos ou luvas, por isso tenha esses equipamentos à disposição. E se você não tiver o domínio do trabalho, não corra riscos! Contrate alguém para realizar esse serviço.

5) Na manutenção de equipamentos elétricos

Com eletricidade não se brinca! Ao realizar o conserto ou a manipulação de equipamentos elétricos, você não pode se esquecer de retirá-los da tomada ou desligar a chave geral da sua casa. Assim você se protege de choques e descargas que podem ser fatais. Evite também que fios, especialmente desencapados, fiquem acessíveis.

Fonte: http://www.epi-tuiuti.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *