A manutenção de maquinários e equipamentos é fundamental para evitar acidentes e garantir a produtividade dentro da empresa.

Para manter suas atividades e produção em dia, muitas empresas dependem de maquinário específico. Para evitar acidentes, quedas de produtividade e prejuízos, é essencial que esses dispositivos passem constantemente por um processo de manutenção, de modo a garantir o bom funcionamento dos equipamentos, preservar a integridade física dos colaboradores e manter os processos sempre em funcionamento.

Segundo dados obtidos pela Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), os acidentes com máquinas representam 10% do total de acidentes de trabalho. Para evita-los o Ministério do Trabalho e Emprego criou a Norma Regulamentadora de número 12 (NR 12), que estabelece as condições mínimas para a segurança e prevenção no trabalho durante a utilização de máquinas e equipamentos.

Vale lembrar, entretanto, que os profissionais que executam a manutenção de máquinas devem ser devidamente capacitados para esta função, além de sempre adotar as corretas medidas de proteção. Veja abaixo algumas dicas de segurança a serem tomadas durante a realização desse procedimento:

6 dicas de segurança para a manutenção de máquinas

  • Utilize sempre os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) adequados para a tarefa, tais como: luvas de proteção, capacetes de segurança, calçados de segurança,protetor auricular e óculos de proteção;
  • Desligue a energia durante a manutenção, de modo a prevenir choques elétricos, incêndios e explosões;
  • Antes de iniciar o trabalho, verifique se a máquina está com as proteções de segurança adequadas;
  • Use os devidos Equipamentos de Proteção Coletiva, tais como: sinalização e isolamento da área para informar que a máquina se encontra em manutenção;
  • Mantenha as ferramentas em perfeito estado de conservação;
  • Nunca realize a limpeza da máquina em movimento;
  • Mantenha sempre o local para manutenção limpo e organizado.

Fonte: tuiuti

One thought on “6 dicas de segurança para a manutenção de máquinas

  1. Obrigado por compartilhar! Grande artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *