A limpeza hospitalar é fundamental para controlar a proliferação de doenças e da contaminação cruzada.

Uma vez que realizam atividades que envolvem a manipulação de produtos químicos e fluídos corporais de pessoas adoecidas ou com algum tipo de trauma, ambientes hospitalares se destacam como um dos locais de trabalho que apresentam os maiores índices de agentes contaminantes. O mesmo se aplica aos laboratórios, postos de saúde e centros de análises clínicas.

Para garantir que estes ambientes estejam sempre limpos, saudáveis e livres de microrganismos que podem ser prejudiciais à saúde, é fundamental que seja realizada uma rigorosa limpeza que garanta o controle de higiene e proporcione segurança e saúde a todos os profissionais da área e seus respectivos pacientes.

Qual a importância da limpeza hospitalar?

A adoção de protocolos de limpeza e desinfecção é fundamental para reduzir o número de doenças e contaminação dentro dos hospitais. Isso porque os diversos agentes infecciosos encontrados nesses locais, podem contaminar as superfícies e equipamentos que são diariamente manuseados por médicos, enfermeiros e pacientes.

A realização da limpeza, portanto, auxilia no controle da proliferação de doenças e da contaminação cruzada, assegurando o bem-estar das pessoas que circulam pelo local. Todos os setores de uma clínica, laboratório ou hospital precisam ser higienizados com o mesmo cuidado, uma vez que esses microrganismos contaminantes podem se proliferar facilmente pelo ar.

EPIs para ambientes hospitalares

O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é outro cuidado essencial para evitar a contaminação e a disseminação de fungos, bactérias e microrganismos causadores de doenças. Em geral, os EPIs obrigatórios em ambientes hospitalares são:

Vale destacar que a maioria deve ser descartada imediatamente após a utilização. No caso dos EPIs que não são descartáveis, é fundamental que seja realizada uma higienização adequada do dispositivo. Além disso, os instrumentos cirúrgicos devem ser esterilizados, o lixo hospitalar deve ser corretamente descartado e é necessário ter cuidado especial com a limpeza corporal e desinfecção das mãos.

http://www.epi-tuiuti.com.br/blog/importancia-da-limpeza-hospitalar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *