17 de outubro de 2017 | Richard Morais

O gerenciamento de riscos no transporte de cargas pode trazer diversas vantagens para a empresa, assim como a redução de custos, prevenção de danos e a minimização dos prejuízos operacionais.
O gerenciamento de riscos no transporte de cargas pode ser definido como um sistema de gestão que engloba toda a cadeira de movimentação, transporte, distribuição e armazenamento de cargas. O objetivo é minimizar as dúvidas que surgem durante as operações, além de garantir a segurança dos produtos e preservar a transportadora contra possíveis riscos.
Os riscos envolvendo o transporte de cargas pode prejudicar desde o produto até o motorista que fará o trabalho, especialmente em casos de transporte de cargas perigosas. Para evitar que qualquer problema aconteça, é essencial que haja um bom planejamento para o gerenciamento de riscos.
Esse planejamento pode ser dividido em quatro etapas: identificação, análise e avaliação dos riscos, além de tratamento para minimizar as possibilidades de acidentes e incidentes. Todo esse processo é bastante trabalhoso e exige a observação de diversos pontos, tais como: custos, segurança, monitoramento da equipe, manutenção do veículo e atendimento ao cliente.
Principais riscos associados ao transporte de cargas
Imperícia
Esse tipo de risco está associado à falta de habilidade e capacitação no trabalho de transporte de carga, podendo causar acidentes.
Imprudência
Acontece quando o trabalhador tem muita segurança no que faz e começa a tomar medidas e decisões impensadas ou sem consultar o profissional responsável. Essa atitude pode gerar situações de perigo e inconveniência.
Negligência
Geralmente acontece por conta de algum descuido ou falta de atenção por parte do trabalhador.
Qual a importância do gerenciamento de riscos?
Realizar o gerenciamento de riscos no transporte de cargas traz as seguintes vantagens para a empresa:
- Maior segurança em situações de risco;
- Redução de custos;
- Minimização dos prejuízos operacionais;
- Firmeza na hora de tomar decisões a respeito dos riscos;
- Identificação e gestão dos riscos;
- Maior aproveitamento de oportunidades;
- Otimização do capital;
- Prevenção de danos.
Importante: se o gerenciamento de riscos no transporte de cargas for realizado de forma controlada, a empresa evita prejuízos e garante maior segurança dos trabalhadores e dos produtos transportados. Além disso, é essencial que os empregadores forneçam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, bem como treinamentos e capacitação para preservar a integridade dos colaboradores