O relatório de não conformidade tem o intuito de detalhar todos os pontos que podem gerar falhas ou que não estão de acordo com os critérios de segurança.

O relatório de não conformidade é um documento que aponta todos os detalhes que podem gerar falhas ou que não estão de acordo com os critérios de segurança de determinado local. Este diagnóstico aponta que algum aspecto da segurança de trabalho, o funcionamento de algum equipamento ou a realização de uma atividade não está de acordo com o padrão que havia sido atribuído a ele.

É importante salientar que uma não conformidade não significa que haja algum defeito, mas que a situação não está como deveria. Quando isso ocorre, é preciso preparar um relatório de não conformidade, indicando qual é o problema encontrado e quais as suas especificações. Os relatórios devem ser extremamente sérios e objetivos, estando sempre baseados em uma norma ou lei.

Não é preciso fazer relatórios de não conformidade sempre que se desconfiar que algo esteja errado. É preciso comprovar documentalmente, apontando a data do incidente, local onde o erro ocorreu, bem como departamento e equipamento associado à falha. Caso o problema de não conformidade esteja ligado a um profissional ou equipe, os nomes deles também devem ser indicados no relatório.

Por que o relatório de não conformidade é importante?

O processo de fabricação de produtos nas indústrias é intenso e constante e, para garantir a segurança de todos os envolvidos no processo produtivo, é fundamental que sejam seguidos diversas regras e padrões. O relatório de não conformidade existe justamente para corrigir problemas e prevenir que aconteçam acidentes de trabalho ou prejuízos financeiros.

Com relação à prevenção de acidentes, um relatório de não conformidade é essencial para a segurança no trabalho, pois pode indicar falhas capazes de causar danos ou ferimentos aos funcionários que atuam na área. Além disso, o documento evita prejuízos financeiros e problemas de produção.

Fonte: epituiuti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *