Cetesb reformula Manual de Produtos Químicos

4 de setembro de 2017 | Richard Morais

Cetesb reformula Manual de Produtos Químicos

A atualização trouxe mais agilidade na consulta de informações sobre os produtos químicos mais envolvidos em emergências químicas no Estado de São Paulo.

O Manual de Produtos Químicos da Cetesb passou por reformulação de conteúdo e de sistema. Com informações atualizadas, o novo Manual foi construído em uma plataforma tecnológica, garantindo acesso via web, com diversos recursos de pesquisa para fichas químicas, o que dá mais dinamismo às consultas.

São 96 Fichas de Resposta a Emergências Químicas. Cada ficha estruturada em seis campos contendo informações detalhadas sobre: identificação do produto; medidas de segurança; riscos ao fogo; propriedades físicas, químicas e ambientais; informações toxicológicas; observações.

O Manual apresenta novas e importantes informações para as equipes de resposta às emergências químicas, destacando a classificação e a identificação do Sistema Globalmente Harmonizado (GHS), as medidas para o controle de emergências, as medidas de prevenção e de combate ao fogo, a peroxidação de produtos e as concentrações de referência para exposições agudas (AEGL, em inglês).

Com essas características, é o único Manual de Produtos Químicos, disponível em língua portuguesa para usuários.

O novo sistema tecnológico foi desenvolvido pelas diretorias de Controle e Licenciamento Ambiental (C) e de Gestão Corporativa (A), por meio do Departamento de Tecnologia da Informação (AI) e do Setor de Atendimento a Emergências.

Fonte: Cetesb



Solicite um orçamento

Whatsapp QUALITY SAFETY Whatsapp QUALITY SAFETY