A atualização trouxe mais agilidade na consulta de informações sobre os produtos químicos mais envolvidos em emergências químicas no Estado de São Paulo.

Manual de Produtos Químicos da Cetesb passou por reformulação de conteúdo e de sistema. Com informações atualizadas, o novo Manual foi construído em uma plataforma tecnológica, garantindo acesso via web, com diversos recursos de pesquisa para fichas químicas, o que dá mais dinamismo às consultas.

São 96 Fichas de Resposta a Emergências Químicas. Cada ficha estruturada em seis campos contendo informações detalhadas sobre: identificação do produto; medidas de segurança; riscos ao fogo; propriedades físicas, químicas e ambientais; informações toxicológicas; observações.

O Manual apresenta novas e importantes informações para as equipes de resposta às emergências químicas, destacando a classificação e a identificação do Sistema Globalmente Harmonizado (GHS), as medidas para o controle de emergências, as medidas de prevenção e de combate ao fogo, a peroxidação de produtos e as concentrações de referência para exposições agudas (AEGL, em inglês).

Com essas características, é o único Manual de Produtos Químicos, disponível em língua portuguesa para usuários.

O novo sistema tecnológico foi desenvolvido pelas diretorias de Controle e Licenciamento Ambiental (C) e de Gestão Corporativa (A), por meio do  Departamento de Tecnologia da Informação (AI) e do Setor de Atendimento a Emergências.

Fonte: Cetesb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *