18 de janeiro de 2018 | Richard Morais

O 5S é utilizado para aprimorar o ambiente de trabalho por meio da melhoria de aspectos como organização, limpeza, leis e normas e a disciplina de todos os colaboradores.
Organização e disciplina no ambiente de trabalho são fundamentais para que as tarefas sejam executadas de maneira produtiva, segura, eficaz e rápida, sem desperdício de tempo ou de dinheiro. Por esta razão, é essencial utilizar ferramentas de gerenciamento empresarial que proporcionem melhorias contínuas no ambiente de trabalho.
Uma dessas ferramentas é o chamado Programa 5S, desenvolvido no Japão. A denominação 5S refere-se às cinco palavras-chave dessa metodologia, que são:
- Seiri: senso de utilização;
- Seiton: senso de organização;
- Seiso: senso de limpeza;
- Seiktsu: senso de normalização;
- Shitsuke: senso de disciplina.
Como aplicar o Programa 5S na segurança do trabalho?
Aprimore o senso de utilização
Use o senso de utilização para manter no ambiente de trabalho apenas o que é necessário para a execução das tarefas do dia a dia. Portanto, é importante passar o “pente fino” em cada canto do local para remover tudo o que não tem utilidade para as demandas. O acúmulo de materiais, ferramentas e outros objetos desnecessários dificulta a organização do ambiente de trabalho, prejudica o fluxo e deixa as pessoas mais estressadas.
Organize o ambiente
O arranjo físico do local de trabalho deve ser bem pensado, de modo a otimizar o fluxo de tarefas e melhorar a produtividade. Ao colocar em prática o senso de organização, o trabalho interno flui melhor e com mais eficiência.
Pratique o senso de limpeza
Com o ambiente livre de objetos inúteis e mais organizado, o terceiro passo é manter o local totalmente limpo e higienizado. Isto faz bem à saúde das pessoas que trabalham ali e passa uma imagem positiva ao público em geral, especialmente no caso de ambientes profissionais destinados ao atendimento. Não se trata de fazer uma limpeza superficial: é importante considerar também a manutenção e limpeza de aparelhos de ar condicionado, ventiladores, dedetização, eliminando riscos de contaminação.
Se adeque às leis e normas
O senso de normalização corresponde às providências necessárias para atender à legislação e a as normas de segurança e saúde no trabalho. Além de cumprir o que é exigido por lei, é possível criar um regulamento próprio com medidas necessárias, mas que não são cobradas pelas forças da lei. Os membros da organização devem ser informados e receber treinamento sobre segurança e saúde no trabalho.
Incentive a disciplina
Todas as modificações realizadas só serão sustentadas com muita disciplina. Nesse sentido, o comprometimento de todos os funcionários é fundamental para promover a melhoria contínua do ambiente de trabalho. Todos precisam assimilar as mudanças e internalizar os princípios do 5S, com o entendimento de que essas melhorias são imprescindíveis e devem fazer parte da rotina da empresa.
O uso do Programa 5S ajuda a consolidar, estimular a cultura de segurança no trabalho e melhorar a gestão de tempo e a produtividade. Trata-se de uma metodologia simples, fácil de implantar e de monitorar.
Fonte: tuiuti