O 5S é utilizado para aprimorar o ambiente de trabalho por meio da melhoria de aspectos como organização, limpeza, leis e normas e a disciplina de todos os colaboradores.

Organização e disciplina no ambiente de trabalho são fundamentais para que as tarefas sejam executadas de maneira produtiva, segura, eficaz e rápida, sem desperdício de tempo ou de dinheiro. Por esta razão, é essencial utilizar ferramentas de gerenciamento empresarial que proporcionem melhorias contínuas no ambiente de trabalho.

Uma dessas ferramentas é o chamado Programa 5S, desenvolvido no Japão. A denominação 5S refere-se às cinco palavras-chave dessa metodologia, que são:

  • Seiri: senso de utilização;
  • Seiton: senso de organização;
  • Seiso: senso de limpeza;
  • Seiktsu: senso de normalização;
  • Shitsuke: senso de disciplina.

Como aplicar o Programa 5S na segurança do trabalho?

Aprimore o senso de utilização

Use o senso de utilização para manter no ambiente de trabalho apenas o que é necessário para a execução das tarefas do dia a dia. Portanto, é importante passar o “pente fino” em cada canto do local para remover tudo o que não tem utilidade para as demandas. O acúmulo de materiais, ferramentas e outros objetos desnecessários dificulta a organização do ambiente de trabalho, prejudica o fluxo e deixa as pessoas mais estressadas.

Organize o ambiente

O arranjo físico do local de trabalho deve ser bem pensado, de modo a otimizar o fluxo de tarefas e melhorar a produtividade. Ao colocar em prática o senso de organização, o trabalho interno flui melhor e com mais eficiência.

Pratique o senso de limpeza

Com o ambiente livre de objetos inúteis e mais organizado, o terceiro passo é manter o local totalmente limpo e higienizado. Isto faz bem à saúde das pessoas que trabalham ali e passa uma imagem positiva ao público em geral, especialmente no caso de ambientes profissionais destinados ao atendimento. Não se trata de fazer uma limpeza superficial: é importante considerar também a manutenção e limpeza de aparelhos de ar condicionado, ventiladores, dedetização, eliminando riscos de contaminação.

Se adeque às leis e normas

O senso de normalização corresponde às providências necessárias para atender à legislação e a as normas de segurança e saúde no trabalho. Além de cumprir o que é exigido por lei, é possível criar um regulamento próprio com medidas necessárias, mas que não são cobradas pelas forças da lei. Os membros da organização devem ser informados e receber treinamento sobre segurança e saúde no trabalho.

Incentive a disciplina

Todas as modificações realizadas só serão sustentadas com muita disciplina. Nesse sentido, o comprometimento de todos os funcionários é fundamental para promover a melhoria contínua do ambiente de trabalho. Todos precisam assimilar as mudanças e internalizar os princípios do 5S, com o entendimento de que essas melhorias são imprescindíveis e devem fazer parte da rotina da empresa.

O uso do Programa 5S ajuda a consolidar, estimular a cultura de segurança no trabalho e melhorar a gestão de tempo e a produtividade. Trata-se de uma metodologia simples, fácil de implantar e de monitorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *