Para minimizar os acidentes e os riscos dentro das empresas, existem diversos livros que visam trazer mais segurança para essas áreas, reduzindo drasticamente os acidentes.

Adotar e implementar medidas, soluções e ações que garantam a segurança do trabalho para os colaboradores é responsabilidade de todas as empresas a indústrias. Isso porque, de acordo com a legislação brasileira, as empresas têm o dever de preservar a saúde e o bem-estar de seus funcionários, evitando a ocorrência de acidentes de trabalho e o desenvolvimento de doenças profissionais.

Infelizmente, manter a segurança desses trabalhadores muitas vezes é uma tarefa que pode ser bastante complicada. Segundo dados obtidos por meio do Anuário Estatístico da Previdência Social, o Brasil é o quarto país que mais registra acidentes de trabalho em todo o mundo, com uma média de 700 mil registros por ano.

Esses dados evidenciam a importância de encontrar medidas e soluções para melhorar a segurança do trabalho e estar sempre buscando por treinamentos, capacitações e conhecimentos técnicos para minimizar esses danos.

Para colaborar e auxiliar na redução e/ou eliminação desses riscos e assegurar a segurança do trabalho, foram criadas diversas Normas Regulamentadoras, leis, documentos e livros que visam justamente trazer mais segurança para esses locais, reduzindo a ocorrência de acidentes. Para que você conheça alguns desses documentos, separamos os principais livros sobre segurança do trabalho. Confira:

4 livros obrigatórios sobre segurança do trabalho

Manual de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho – Alberto Mohai Szabó Júnior

O livro tem como objetivo melhorar a saúde, higiene e a segurança do trabalho dentro das empresas e indústrias. A obra traz as principais Normas Regulamentadoras (NRs) sobre segurança do trabalho, bem como Legislações complementares e capítulos destinados aos primeiros socorros.

CIPA – Guia Prático de Segurança do Trabalho – Bruno Paoleschi

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é formada por um grupo de trabalhadores e gestores das empresas que se unem para debater e elaborar soluções que visam a segurança do trabalho.

O livro traz um conteúdo extremamente relevante a respeito da prevenção de doenças e acidentes laborais, além de dicas para criar um mapa de risco e identificar uma área de risco dentro da organização, orientações de como ministrar os primeiros socorros e uma introdução ao Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho (SESMT).

Noções básicas de direito para Técnicos em Segurança do Trabalho – Diva Barbosa Nunes

O livro foi elaborado como uma forma de fornecer aos empregadores, empregados e técnicos em segurança do trabalho informações sobre a legislação brasileira e as Normas Regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Dia a dia da Prevenção – Cosmo P. de Moraes Junior

O livro aborda os principais pilares de sustentação para uma boa gestão de segurança do trabalho: planejamento, responsabilidade, capacitação e atitude. O objetivo é fazer com que os empregadores e empregados reflitam e adotem ações mais seguras e eficientes dentro do ambiente de trabalho, de modo a preservar a saúde e o bem-estar de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *