O sprinkler é um equipamento de proteção utilizado para o combate de incêndios.

Geralmente visto em espaços como shoppings, supermercados, bancos e casas de shows, o sprinkler é um dispositivo que compõe o sistema de combate a incêndios. Este equipamento é responsável por liberar água sempre que for detectada uma temperatura considerada mais elevada do que o ideal, com o objetivo de eliminar focos de incêndio e evitar que brasas e fumaças de espalhem.

Tipos de sprinkler

Existem diferentes tipos de sprinkler, cada qual adequado para um determinado tipo de ambiente. Os bicos deste equipamento de proteção coletiva variam dependendo da temperatura, intensidade e dos espaços a serem atingidos com a água de forma geral. Conheça os principais tipos de sprinkler a seguir:

Sidewall

Indicado para locais pequenos e não muito largos, como quartos de hotéis e hospitais, uma vez que o modelo sidewall é projetado para apagar focos de incêndio em locais isolados do ambiente.

Embutido

Este é um dos tipos de sprinkler que não é externo, ou seja, o suporte fica na parte interna da parede. Em locais comerciais e industriais, o modelo embutido é muito usado por ser mais prático e ser mais fácil de ser acionado.

Pendente

É o modelo mais comum de sprinkler, em que a ampola do utensílio é de vidro e se expande de acordo com a temperatura do ambiente. Se o local estiver muito quente devido à extensão do incêndio, a ampola de vidro vai aumentando de proporção e assim a água compreende melhor os focos. Este sprinkler pode ser usado em quase todos os ambientes públicos e privados.

Upright

É parecido com o modelo pendente, destacando-se por ser automático e funcionar como um chuveiro, mas direcionados para cima.

Dry

É usado em espaços com baixas temperaturas, como um frigorífico ou um laboratório. Em alguns casos, é possível que ele esteja sujeito a congelamento.

Vale lembrar que há normas sobre o uso dos sprinklers, que geralmente levam em consideração a altura dos edifícios e o tipo de atividade realizada no local.

Fonte: tuiuti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *