Os principais Equipamentos de Proteção Coletiva utilizados na radiologia são os visores radiológicos, lençóis de chumbo e os biombos plumbíferos.

A radiologia é uma das atividades profissionais que mais se necessitam usar equipamentos de segurança e, devido ao grande índice de restrições que o trabalho apresenta, o profissional precisa estar atento a todos os aspectos que envolvem o procedimento radiológico.

Diferentemente de outros tipos de exame, a radiologia exige precauções mais específicas por conta do contato com algumas substâncias que podem causar efeitos indesejados no corpo, sendo que alguns deles são bem graves. Problemas como o contato direto com radiação ionizada e vazamento de radiação podem causar efeitos colaterais como enjoos, vômitos, dores de cabeça e até espasmos.

Como toda atividade de alto risco, a radiologia conta com recursos e equipamentos de proteção específicos para garantir a segurança de quem realiza o trabalho e para quem é submetido a procedimentos radiológicos.

O que é um EPC?

Sigla para Equipamentos de Proteção Coletiva, os EPCs utilizados na radiologia são dispositivos de segurança que visam a segurança e proteção não apenas do profissional de radiologia, mas do paciente e do ambiente de trabalho como um todo. A contrário do Equipamento de Proteção Individual (EPI), o EPC atua de modo coletivo e abrange o ambiente de trabalho inteiro, protegendo radiologistas, técnicos de ultrassonografia, ressonância magnética e outros profissionais e pacientes que estão presentes em centros de radiologia.

Principais tipos de EPC utilizado na radiologia

Os principais EPCs que precisam ser utilizados na radiologia são: visores radiológicos, lençóis de chumbo, biombos plumbíferos (retos ou curvos), biombos odontológicos (se for na área da Odontologia), portas radiológicas para o ambiente, massas e argamassas baritadas — que evitam acúmulo de radiação ionizada nas paredes. Esses materiais, além de práticos, são descartáveis e possuem certificações de pureza, evitando que o material radiológico fique concentrado e contamine quem o manuseia.

Outros tipos de EPC que podem ser utilizados no setor de radiologia são porta aventais cilíndricos, sinaleiros de procedimentos radiológicos, negatoscópios e passa-chassis. Esses acessórios ajudam a impedir que a radiação vaze da sala para outros locais externos e ajudar os profissionais a blindarem o material radioativo dentro da sala de exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *