Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos no RS

Este evento já passou.

Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos no RS

20 de agosto de 2017

Nos últimos seis anos, o Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul atendeu mais de 135 mil solicitações, sendo 36 mil exposições tóxicas em crianças com idade abaixo de 10 anos.

Estes acidentes tóxicos ocorreram com produtos que corriqueiramente se encontram nas residências, como medicamentos, produtos de higiene e limpeza, inseticidas domésticos, entre outros.

O descuido e a falta informações de pais ou cuidadores dessas crianças sobre riscos tóxicos são a maior causa desses acidentes.

É importante que a população gaúcha tenha conhecimento deste fato e tenha consciência da necessidade da prevenção destes acidentes.

Nos registros do Ministério da Saúde o Rio Grande do Sul apresenta a maior participação percentual (16,4%) do total de casos registrados no país, de uma rede de mais de 30 Centros de Informação, Controle e Atendimento Toxicológico.

Sensível a esta realidade a Assembleia Legislativa aprovou em junho do 2002 a Lei nº 11.804 que institui o dia 20 de agosto como o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos.

A sociedade, através de suas instituições públicas, associações comunitárias, organizações não governamentais e entidades privadas, podem e devem voltar a sua atenção para este sério problema e propor ou desenvolver ações preventivas e educativas que levem à redução dos índices atualmente registrados.

Com a certeza de que todo acidente tóxico pode ser prevenido, projetos e propostas estão sendo desenvolvidas de forma a tornar a comunidade parceira nesta luta em que o objetivo maior é evitar que milhares de crianças anualmente sejam vítimas de envenenamentos.

Adote esta ideia: Todo o dia é dia de prevenção de acidentes tóxicos.

Fonte: http://www.cit.rs.gov.br/



Whatsapp QUALITY SAFETY Whatsapp QUALITY SAFETY