Infelizmente muitas empresas ainda agem de forma negligente, não tomando as medidas básicas de segurança, colocando a vida de seus funcionários e das pessoas que possam estar ao redor em risco.

Para operar uma plataforma aérea, o funcionário deve ter recebido o treinamento teórico e prático, além de estar familiarizado com o modelo de plataforma que for utilizar.

A seguir, iremos abordar alguns dos cuidados necessários para a utilização de uma plataforma aérea:

Risco de tombamento

Antes de operar uma plataforma aérea, é indispensável que o usuário inspecione a superfície do solo, verificando fatores muito importantes como a composição do solo, se existem rampas, identificar se os pneus não estão desgastados ou com baixa pressão e as condições do vento.

Risco de colisão

É muito comum a colisão de plataformas com algum tipo de barreira, como teto, paredes e muros. Também ocorrem batidas em desníveis, que acontecem muitas vezes por não se seguir as recomendações do manual, o qual delimita as inclinações máximas para subida e descida com a plataforma.

Sempre se verifica se existem obstáculos à frente, aos lados e abaixo da plataforma, quando for baixar, elevar ou movimentar a mesma.

Sempre olhe na direção em que você está se movimentando e, quando seu raio de visão estiver obstruído, solicite o auxilio visual de um ajudante.

5 passos de segurança

1. Inspeção geral: realizada antes de usar a plataforma, identificando se visualmente a máquina parece segura para o uso.

2. Teste funcional: realizado antes de usar a plataforma, identificando se a máquina está funcionalmente segura para o uso.

3. Avaliação de riscos no local de trabalho: realizada antes e durante o uso, verifica-se a segurança do local de trabalho os seus riscos.

4. Operação apropriada: observa-se durante todo o uso se a operação está sendo feita de forma segura, tendo ciência de tudo que está ao seu redor (360º).

5. Desligamento apropriado: realizado após o uso, deve-se avaliar se o local é seguro e apropriado para o desligamento.

Preparação e inspeção da máquina

Siga estes passos para a preparação da máquina e inspeção:

  • Inspeção antes de ligar

  • Verificação das funções

  • Verificação das funções adicionais

  • Considerações específicas de cada máquina

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *