E nesta terça feira 17 de abril de 2018, o nosso consultor técnico Richard Peterson, esteve na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, no Município de Passa Quatro Minas Gerais.

Onde palestrou o tema ¨Diversidade, Inclusão e Mundo de Trabalho- Segurança do Trabalho¨, do Projeto Preparar os alunos para o mercado de trabalho!

Projeto sob supervisão do Diretor Guilherme, Supervisora Irene e da Professora Sandraeleia de Arante, para os alunos do ensino fundamental regular e da Educação de Jovens e Adultos.

Onde foi abordado os temas, Historia da Segurança do Trabalho, Revolução Industrial na Inglaterra, com o aparecimento das máquinas de tecelagem movidas a vapor (tear mecânico). O artesão e sua família passam a trabalhar nas fábricas, 1943 – CLT foi aprovada pelo decreto-Lei n°5452, em 01/05/43 (entrou em vigor em 10/11/43). Foi o instrumento jurídico que viria a ser prática efetiva da prevenção no Brasil, 1955 – Criada a portaria 157, de 16/11/55 para coordenar e uniformizar as atividades das SPAT. Constando a realização do Congresso anual  das CIPA durante a SPAT. O Título do Congresso passou em 1961 para Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CONPAT. A exclusão do CONPAT ocasionou a proliferação de Congressos e outros eventos, 1978 – Criação das NR – Normas Regulamentadoras, aprovadas pela Portaria 3214 de 08/06/78 do MTE, aproveitando e ampliando as postarias existentes e Atos Normativos, adotados até na construção da Hidrelétrica e Itaipu. Na ocasião foram criadas 28 NR’s, 2012 – A presidente do Brasil institui através da Lei nº 12.645, de 16 de maio de 2012 o dia 10 de outubro como o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas. Entre outros assuntos da atualidade do mercado de trabalho , Microempreendedor individual, Definição de Ato Inseguro e Condição Insegura, Reforma Trabalhista, NR-01 Obrigação do Empregador e Obrigação dos Empregados e NR-06, guarda e conservação de EPIs.

História

Passa Quatro está localizada no Sul de Minas, na região turística das terras altas da Serra da Mantiqueira…

Em 1913, Passa Quatro era uma pequena vila às margens da ferrovia. A base de sua economia era a agropecuária, especialmente, o cultivo e a comercialização do fumo em corda. A vila de Passa Quatro já possuía, naquela época, inovações tecnológicas como luz elétrica, telégrafo,  telefone e era servida por uma moderna rede de água e esgoto, projetada pelo engenheiro Paulo de Frontin. Passa Quatro está localizada no sul de minas na região turística das terras altas.

No campo educacional, havia diversas escolas rurais e um Grupo Escolar, criado em 1907, dentro da reforma educacional implementada pelo Governador João Pinheiro. Com ousadia, as freiras Maria José, Maria Laurent e Maria Máxima, pertencentes à Congregação das Irmãs da Providência da Gap (origem francesa) fundaram a Escola Normal Nossa Senhora Aparecida, criada pelo Decreto 4.031, de 21 de outubro de 1913. Um empreendimento escolar de vulto para a época, sobretudo numa pequena localidade. A Escola Normal era destinada à formação de professores do curso primário.

No Curso Normal da Escola, eram oferecidas, em três anos, as seguintes disciplinas: Português, Aritmética, Geografia Geral, Corografia do Brasil, Música, Desenho e Caligrafia, Costura e Trabalho de Agulha, Trabalhos Manuais, Pedagogia e Higiene, Geometria e Desenho Linear, Noções de História Natural, Noções de Física e Química, História Geral, História do Brasil, Moral e Cívica, Francês e Prática Profissional.

Resultado de imagem para historia da escola nossa senhora aparecida em passa quatro

Fonte: CRV Educacão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *