A Ergonomia participativa tem como principal objetivo promover a saúde dos colaboradores de forma que diminua de uma maneira eficiente as ocorrências de problemas músculo-esqueléticos.

A ergonomia é uma ciência que estuda as relações entre o indivíduo e seu ambiente de trabalho, visando a otimização do bem-estar do trabalhador e o conforto de todos. Para promover melhorias nas condições de trabalho, esta disciplina estuda elementos como anatomia, engenharia, desenho industrial, fisiologia e biomecânica, analisando as condições do local e promovendo melhorias.

Como consequência, a ergonomia garante maior comodidade na prática de qualquer ofício, contribuindo diretamente para a segurança e produtividade dos funcionários. Os principais pilares dessa disciplina são: conforto, segurança e eficiência.

O que é ergonomia participativa?

A ergonomia participativa é uma abordagem que envolve as pessoas no processo de planejamento e controle do seu trabalho. Trata-se de uma maneira muito eficiente de reduzir a ocorrência de problemas músculo-esqueléticos em trabalhadores. Essas perturbações costumam ser de caráter ocupacional, atingindo músculos, articulações, tendões e nervos. A causa frequente são os movimentos repetitivos, automatizados e por vezes estressantes realizados diariamente.

Além de promover a saúde dos colaboradores, a ergonomia participativa tem como vantagem o fato de não demandar muito investimento. Na verdade, esta é uma abordagem que até garante economia para a empresa, uma vez que as mudanças implementadas diminuem a quantidade de empregados afastados por doenças.

Na maioria dos casos, a ergonomia participativa está fundamentada em um conselho ou equipe formada por trabalhadores, ergonomistas e profissionais do ramo da saúde e segurança. Depois da equipe ter sido composta, esses representantes identificam os desafios e problemas existentes na rotina de trabalho. Na sequência, são elaboradas propostas para soluções eficientes, dado o panorama observado no local.

 

Fonte: http://www.epi-tuiuti.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *