ABAIXO A LISTA DE PREVISÕES DO MÁRIO SOBRAL JR PARA 2018:

1 – Muita dificuldade em relação a implementação do eSocial: o sistema deve ajudar a melhorar as questões de SST na empresa. Não acredito que será essa maravilha toda, mas, deve ajudar um pouco sim.

Não é que estou sendo pessimista, na verdade estou sendo realista com minhas expectativas em relação ao eSocial.

2 – Vão fazer novamente um monte de previsão de alteração da NR 4 e 15: Muito embora eu acredite que as NRs citadas devam ser atualizadas, não creio que isso acontecerá em 2018.

3 – Nos grupos do Whatsapp vai continuar correndo os boatos de vai acabar a profissão Técnico de Segurança do Trabalho, vai acabar Engenheiro de Segurança do Trabalho: e o pior, as pessoas vai continuar acreditando e compartilhando, sem ler, pesquisar, sem estudar, sem saber exatamente do que se trata. Ficarão divulgando sobre aquilo que nem leu!

4 – Acredito que o mercado de trabalho para profissionais de SST vai dar uma leve aquecida: mas teremos menos profissionais de SST contratado, porque as empresas estarão menores. E teremos mais prestadores de serviço elaborando PPRA, trabalhando com CIPAs e afins.

Quem tiver tino de empreendedor tenderá a ser dar bem!

5 – Acredito que quem se mantiver atualizado, estudando, que seja criativo e que tenha inteligência emocional, sempre será necessário. Seja em 2018, 2019, etc.

ABAIXO AS PREVISÕES DO NESTOR W NETO PARA A SEGURANÇA DO TRABALHO EM 2018.

1 – O Mário falou e concordo com ele: cada dia teremos mais mentiras nos grupos de Whatsapp. Isso porque cada dia as pessoas estão mais atarefadas, mais ocupadas e por isso continuarão alegando que não tem tempo de conferir as notícias.

O fato é que algumas pessoas tem preguiça de pesquisar. Na verdade para algumas parece que mais importante do que compartilhar a verdade é compartilhar qualquer coisa, nem que seja mentiras.

2 – Acredito que os Programas de Segurança Comportamental vão estourar no Brasil em 2018: cada dia mais os profissionais de SST e empresários entenderão que fazer gestão de SST baseado em legislação não dá certo. E em 2018 vamos ter um bum desse tipo de programa (BBS – Behavior Based Safety ou PSC – Programa de Segurança Comportamental) no Brasil.

Eu quero estar na crista da onda, por isso, tenho estudado bastante o tema, e estudarei ainda mais em 2018.

3 – Acredito que cada dia mais teremos mais trabalho e menos emprego: e um dos culpados disso será a terceirização.

Mesmo com menos empregos teremos mais trabalho porque mesmo empresas pequenas são obrigadas por lei a terem programas e ações de segurança, tipo, APR, Ordem de Serviço, PPRA, PCMSO, CIPA, etc.

4 – Uma novidade bem bacana para 2018 é que o Mário Sobral lançará um novo livro em SST e eu também: O livro do Mário será um tipo de literatura totalmente nova em nossa área. E o meu vem para fechar uma lacuna que percebi nos livros de SST que tenho lido por aí.

Logo estaremos divulgando. Por agora não posso dar maiores detalhes…

O MÁRIO SOBRAL JÁ TEM DOIS LIVROS LANÇADOS

Se quiser saber mais sobre os livros do Mário Sobral é só clicar no link com o nome dele logo abaixo.

– Segurança do trabalho – Organizando o Setor – Volume 1

– Segurança do trabalho – Organizando o Setor – Volume 2

NESTOR W NETO TAMBÉM TEM 2 LIVROS LANÇADOS

Se quiser saber mais sobre os meus livros é só clicar no link com o nome dele logo abaixo.

– Segurança do Trabalho – Os Primeiros Passos

– CIPA – Implementando e Mantendo

 

Fonte: segurancadotrabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *