Os riscos na cozinha industrial

6 de setembro de 2017 | Richard Morais

Os riscos na cozinha industrial

Além de prática e perícia, o trabalhador deve fazer uso dos EPIs adequados para essas atividades.

Tradicionalmente a cozinha já é um local que apresenta diversos riscos à nossa saúde. Em proporção, uma cozinha industrial, dado o seu tamanho, apresenta então muito mais riscos e necessita de cuidados ainda maiores para a manutenção da segurança de todos os profissionais que lá exercem as suas atividades profissionais.

É necessário, primordialmente, que os funcionários sejam treinados e estejam realmente aptos para exercer as atividades que uma cozinha industrial desenvolve.

Outra necessidade é o uso de ferramentas e equipamentos de proteção em boas condições de uso, eliminando assim diversos riscos de acidentes.

Operar equipamentos e ferramentas de corte exige perícia e paciência por parte do profissional. Fazer o uso de luvas de malha para evitar ferimentos, assim como suspender o uso da lâmina quando esta estiver quebrada, se faz necessário para evitar acidentes como, por exemplo, fragmentos de lâminas misturados aos alimentos.

A correta higienização de todos os equipamentos e aparelhos também é de vital importância para a produção saudável dos alimentos.

A cozinha, por si só, deve ser sempre higienizada, mantendo-se sempre os pisos secos e adotando medidas de segurança como o uso de sapatos e pisos antiderrapantes.

Outro fator importante para a higienização da cozinha industrial é a adoção de produtos de limpeza de qualidade comprovada, como, por exemplo, os removedores de gordura, visto que o potencial de acidentes ou contaminação em uma cozinha industrial é de grande porte.

O armazenamento de produtos deve ser feito de acordo com sua especificidade. Nunca armazene produtos de limpeza perto de alimentos ou próximos de calor.

Vistorias de segurança devem ser feitas com periodicidade, eliminando assim potenciais acidentes.

O treinamento de segurança dos funcionários também deve ser realizado, em especial o treinamento de brigada de combate a incêndio, que deve ser feito para que todos saibam como se retirar com segurança do local.

Esses pequenos cuidados, aliados ao bom senso dos profissionais supervisores já são suficientes para minimizar os riscos de acidentes em uma cozinha industrial.

Fonte: epi-tuiuti



Solicite um orçamento

Whatsapp QUALITY SAFETY Whatsapp QUALITY SAFETY