A anotação de registro profissional feita na carteira de trabalho do Técnico de Segurança do Trabalho e mais 14 outros profissionais deixou de existir. O registro que era feiro na CPTS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) a partir de agora será feito em cartão profissional.

O Ministério do Trabalho e Previdência Social definiu essa mudança que foi publicada no Diário Oficial da União por força da Portaria Nº 89, de 22 de janeiro de 2016.

Todos os trabalhadores que tiverem o seu registro profissional aceito pelo Ministério do Trabalho como acessar o sistema Sirpweb para imprimir o seu cartão. Dessa forma não será mais necessário ir até o posto de atendimento para anotação de registro na carteira de trabalho.

COMO FAZER

Antes de preencher a solicitação via Sirpweb (acesse no link anterior) o interessado deverá agendar data e horário de atendimento em uma das Unidades Regionais do Trabalho e Emprego no SAA (Sistema de Atendimento Agendado) do Ministério.

Em nota o ministério relatou que o objetivo da mudança é “oferecer um atendimento mais moderno e rápido aos profissionais que solicitam o registro, além de aprimorar a segurança das informações e fornecer mecanismos hábeis de comprovação”.

EMISSÃO DO CARTÃO

O site sirpweb mte já dispõe de aba para emissão de cartão de registro profissional, está acessível no link.
http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/pages/impressoes/emitircartao/profissional/main.seam

Depois do processo pronto basta preencher os dados e será gerado um arquivo em pdf, salve-o e imprima quantas vezes for necessário.

DESEJO ANTIGO

A notícia vai ao encontro do que nossa categoria (Técnico de Segurança do Trabalho) sempre desejou. Em alguns casos colegas de profissão Técnicos de Segurança chegam a se filiar ao CREA só para ter uma carteira profissional decente…

A FENATEST  (Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho) até faz carteiras profissionais, mas, não tem valor legal algum. A mudança trás finalmente um cartão profissional com valor legal.

ENTENDA O CASO

Desde a revogação da NR 27 em 30.05.2008 pela Portaria MTE 262/2008 nossa categoria tinha apenas um *carimbasso na carteira de trabalho (imagem abaixo) e finalmente isso mudou.

ALTERAÇÕES NAS SEGUINTES PROFISSÕES

O registro profissional é um cadastro do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Ele permite que profissionais de quatorze categorias regulamentadas por leis federais ingressem no mercado de trabalho: Agenciador de Propaganda, Arquivista, Artista, Atuário, Guardador e Lavador de Veículos, Jornalista, Publicitário, Radialista, Secretário, Sociólogo, Técnico em Arquivo, Técnico em Espetáculos de Diversões, Técnico de Segurança do Trabalho e Técnico em Secretariado.

TENHO O REGISTRO NA CTPS POSSO FAZER O CARTÃO?

Sim! O sistema permite que imprima seu cartão em poucos passos. Acesse http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/pages/impressoes/emitircartao/profissional/main.seam

O REGISTRO EM CTPS CONTINUA VALENDO? 

Sim. O antigo carimbasso na CTPS continua valendo.

Sou obrigado a emitir o cartão? Não! Retirar o cartão nesse caso é totalmente opcional.

*Nota: A palavra carimbasso só existe no dicionário do Nestor. Obrigado ?

Essa notícia apareceu também em:

Cartão de registro profissional, obtido pela internet, vai substituir anotação na Carteira de Trabalho

Registro profissional no Ministério do Trabalho será emitido pela internet

Portaria MTPS Nº 89 DE 22/01/2016

 

Fonte: http://segurancadotrabalhonwn.com/registro-do-tecnico-de-seguranca-sera-feito-em-cartao/

One thought on “Registro do Técnico de Segurança será feito em cartão – Alteração

  1. Hélder Henrique Oliveira dos Santos. disse:

    Não estou conseguindo emitir o cartão de técnico de segurança do trabalho.

  2. José Geraldo de Melo disse:

    Boa tarde
    Eu tenho registro profissional na carteira de trabalho desde 1988, e tenho uma carteirinha expedida do Registro profissional em setembro de 1996, mais acredito ter registro no MtE , estou acessando para conferir esse registro coloco os dados solicitados aparece REGISTRO NÃO ENCONTRADO.
    Que pode ter acontecido.?

    Geraldo

  3. Ademilson Borges Cardozo disse:

    Boa tarde meu registro como Tec. em Segurança do Trabalho é RMTE/GO sob nº 2359, com essa mudança feita pelo Bolsonaro extinguindo o MTE devo mudar essa siglas antes do meu numero de registro? Ou vai continuar valendo este que ja uso? Quanto ao Cartão registro profissional em Tec. em Segurança do Trabalho mesmo tendo ele carimbado em Carteira de Trabalho posso emitir esse cartão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *