COMO UM GRO FALHO, PODE IMPCTAR NO SAT

COMO UM GRO FALHO, PODE IMPCTAR NO SAT

4 de setembro de 2023 Leis trabalhistas 0

O Seguro de Acidentes de Trabalho (SAT) é um sistema adotado no Brasil para financiar os benefícios aos trabalhadores em caso de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. Ele é calculado com base no histórico de acidentes e doenças ocupacionais da empresa. Um gerenciamento de riscos ocupacionais falho pode ter um impacto significativo no cálculo do SAT e nas finanças da empresa de diversas maneiras:

Aumento do Número de Acidentes e Doenças Ocupacionais: Se a empresa não implementar medidas adequadas de segurança e saúde no trabalho, a probabilidade de ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais aumenta. Isso resultará em mais casos de afastamento de funcionários e custos mais altos com tratamento médico e pagamento de benefícios, o que contribuirá para o aumento do SAT.

Custos com Indenizações e Benefícios: Quando ocorrerem acidentes ou doenças ocupacionais, a empresa pode ser obrigada a pagar indenizações aos trabalhadores afetados e a arcar com os custos de benefícios, como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez. Esses custos diretos são enviados diretamente para o projeto do SAT.

Maior Incidência de Afastamentos: Acidentes e doenças ocupacionais podem resultar em afastamentos temporários ou permanentes de funcionários. Isso leva a perdas de produtividade, aumento da rotatividade de pessoal e necessidade de treinar novos funcionários, o que, por sua vez, impacta melhorias nos resultados financeiros da empresa.

Custo de Treinamento e Contratação: Quando ocorre um aumento no número de acidentes e doenças ocupacionais, uma empresa pode precisar contratar funcionários temporários ou treinar novos funcionários para substituir os deslocados. Isso gera custos adicionais com recrutamento, seleção e treinamento, afetando as despesas operacionais.

Reputação da Empresa: Uma maior confiança em relação à segurança e saúde no trabalho pode afastar potenciais clientes, investidores e parceiros de negócios. Além disso, uma empresa com um histórico de acidentes e problemas de segurança pode ter dificuldades em atrair e reter talentos, o que também pode prejudicar seus resultados financeiros.

Aumento do Prêmio do Seguro: Com um histórico de acidentes e doenças ocupacionais, as garantias podem considerar a empresa um risco mais elevado e, portanto, aumentar o prêmio do seguro de responsabilidade civil e outros seguros relacionados à atividade da empresa.

Portanto, é essencial que as empresas implementem um gerenciamento de riscos ocupacionais eficiente, promovendo um ambiente de trabalho seguro e saudável. Isso não apenas protege os trabalhadores, mas também contribui para a redução dos custos operacionais, do SAT e para a melhoria da confiança da empresa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »